sexta-feira, 1 de maio de 2009

Presságio



Knowing, Estados Unidos - 2009





O que acontece quando você sabe com antecedência onde e quando vão ocorrer grandes tragédias? E como se isso já não fosse suficiente, descobre que sabe o número exato de mortos em cada uma delas também.
Pois é justamente esse o caso de John Koestler (Nicolas Cage), professor universitário viúvo e pai do pequeno Caleb (
Chandler Canterbury).

Tudo começa em 1959. Os alunos de uma das turmas da escola primária Willian Douglas, em Lexington, Massachusetts, recebem a missão de fazer desenhos a res
peito de como imaginam o futuro. Todos eles serão posteriormente enterrados numa cápsula do tempo, que somente será reaberta 50 anos depois. Ao recolher os desenhos, a professora tem uma grande surpresa ao ver o que Lucinda Embry (Lara Robinson) desenhou. Sabia que a garota se comportava estranhamente, mas não entendia o porquê de só ver números escritos na folha de papel.

O tempo passa, voltamos ao presente, e a cápsula é aberta. Cada aluno da escola recebe um desenho, e Caleb recebe o que Lucinda fez. Isso desperta a curiosidade de John, que pesquisa sobre ele e faz grandes descobertas. O desenho não é de todo aleatório, mas trata-se de uma lista. Um resumo de grandes perdas humanas.


Intrigado, John procura pela filha de Lucinda, Diana Wayland (Rose Byrne) e lhe explica tudo. Ela não parece querer reviver momentos do passado, e, juntamente com a filha Abby (também vivida por Lara Robinson) foge a todo custo. Somente após saber que todos os números apresentados por John a respeito da próxima tragédia são compatíveis com os da queda de um avião no mesmo dia, ela volta a procurá-lo e oferece ajuda. Assim, o passado de Lucinda é revirado em busca de novas pistas.

Assim como a avó, Abby também tem um comportamento estranho, embora em menor grau. Ela, assim como Caleb, ouve vozes. Criaturas misteriosas aparecem para eles (e quem mais estiver perto) de vez em quando. Há algo de sobrenatural no ar. Somente com a ajuda de Abby e seus desenhos, John consegue entender a mensagem final deixada há meio século; e descobre que a lista se encerra com uma previsão sem precedentes. Não há registro de mortes dessa vez. Apenas duas letras. E que fazem toda a diferença.

A previsão? O fim do mundo.
Sobreviventes? Nenhum.
Mortos? E.E. Everyone else (ou, todos os outros).
Compreensível, uma vez que estamos falando do fim do mundo.

No mesmo instante, o governo anuncia um fenômeno climático que apavora a todos. Uma grande onda se calor se aproxima. O que não se sabe ainda é que essa quantidade toda de calor pode ser fatal. A previsão começa a se concretizar. E tem início uma corrida contra o tempo, na procura por abrigo ou salvação.
Para os escolhidos.



Gostou? Veja o trailer aqui.



A minha opinião?
Me fez lembrar O Dia Depois de Amanhã e Guerra dos Mundos. O tema é de alguma forma plausível, Lucinda é realmente estranha (e me faz lembrar da Samantha, queeeeer dizer, Samara - né Lois?), e o sentimento de vazio na vida de John pela viuvez é tocante.
O filme é tenso do começo ao fim. As cenas de acidentes são realistas ao extremo, e eu acho que se fosse uma sessão 3D, eu teria infartado de vez.

2 comentários:

Luiz Eduardo disse...

Adoro filme de fim do mundo!
Quero ver, quero ver...

E espero que a Samara não apareça nos créditos

Kidd gargamel disse...

Eu tambem adoro filme de fim de mundo. E este ai, Pressagio é o melhor. Eu o comprei e ja o vi 5 vezes. To em busca da trilha sonora.