domingo, 1 de fevereiro de 2009

O Diabo Veste Prada - O Livro


Depois de ver o filme umas 4 vezes, achei que tava na hora de ler o livro. Ok, vou ser sincero. Na verdade não achei nada. O livro simplesmente caiu nas minhas mãos e eu tomei isso como um sinal divino de que ele deveria ser lido.

Assim como nos filmes, me deu na telha comentar aqui o que eu achei de cada livro que ler. Se você, espertinho, procura uma crítica decente, que realmente valha a pena, so sorry. Deu com os burros n'água. Porque né? O blog é meu, e eu faço nele o que eu quiser. Aliás, se você realmente é um cara esperto, já deve ter percebido isso. E a essa hora deve ter voltado a assistir o programa do Silvio Santos, porque é algo muito mais interessante. Pra você, of course!
Mas aproveita a dica, que é de gra-ça: hoje é domingo e tem VEJA nova chegando pra quem é assinante. Eles sempre dão pitaco sobre o que você, pessoa super in, deveria ler. Vai lá, vai.

Mas enfim... vamo lá antes que eu desvirtue o motivo do post mais uma vez e desista dessa bagaça aqui...

O livro conta a mesma história que foi levada pras telas de cinema, mas muita coisa é diferente. Ou seja, tecnicamente, não é a mesma história do filme. Mas quem se importa? Afinal, que diferença faz a autora dizer que Andy era loirinha? Eu sempre vou lembrar da lata da Anne Hathaway, mesmo. As tarefas que Miranda pede são as mais esdrúxulas sim. Tem a procura pelo livro do Harry Potter para as gêmeas, tem a historinha do temporal na Flórida que impede que Miranda retorne a Nova York, e tem também a recepção em que Andy decora os nomes e rostos de todos os convidados. Não é exatamente como no filme, mas tá lá. Acontece também.
O livro mostra muita coisa que o filme deixou de fora. Andy tem uma companheira de apartamento, um segurança no Elias Clark que vive pegando no seu pé, uma irmã casada, um sobrinho pequeno e um namorado bem mais compreensivo.

Pra quem não viu o filme, dá pra entender direitinho. Pra quem viu, é um complemento. Como se fosse o diário da personagem. Da própria Lauren Weisberger, na verdade. A assistente pessoal de Anna Wintour, a toda-poderosa editora-chefe da revista Vogue americana. A narrativa é pessoal, e assim como a personagem central, você também sente vontade de mandar Miranda pro raio que a parta a cada nova página. E como não poderia deixar de ser, já que o livro é diferente do filme... O final também é! Não tão diferente assim... Mas bem mais divertido!

That's all!

3 comentários:

Unknown disse...

é um dos meu filmes preferidos.
tenho o livro aqui, mas ainda nao consegui ler.

posso falar? RAXEI CO VIDEO DO BBB4. melhor BBB ever

Luiz Eduardo disse...

Sempre adaptações de livro não são fiéis, mas por isso q são adaptações...
Eu gosto do filme O Diabo Veste Prada, mas não tenho vontade de ler o livro. Quem sabe um dia cai nas minhas mãos tb.

Mary Azevedo disse...

Também li o livro depois de ver o filme, e só pq eu achei bem barato pra comprar. Concordo com vc, eh parecido mas é diferente. Eu gostei bastante, mas li o segundo livro da autora "Todo mundo que vale a pena conhecer" e gostei mais dele, apesar de seguir a mesma linha (tipo novela da Glória Perez, sabe? história diferente, mesma fórmula?).